Voltar

Ministro Albuquerque discute cooperação com AIEA

O Ministério

Ministro Albuquerque discute cooperação com AIEA

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, recebeu hoje (11/12), em audiência, o Diretor-Geral Adjunto da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mikhail Churdakov, para tratar de oportunidades de cooperação do Brasil com a AIEA, inclusive de capacitação de pessoal. Churdakov é Chefe do Departamento de Energia Nuclear da Agência Internacional de Energia Atômica, desde 2015 e está visitando o Brasil pela segunda vez; a primeira foi em 2004...

publicado: 11/12/2019 19:20,
última modificação: 16/12/2019 13:54

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, recebeu hoje (11/12), em audiência, o Diretor-Geral Adjunto da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mikhail Churdakov, para tratar de oportunidades de cooperação do Brasil com a AIEA, inclusive de capacitação de pessoal. Churdakov é Chefe do Departamento de Energia Nuclear da Agência Internacional de Energia Atômica, desde 2015 e está visitando o Brasil pela segunda vez; a primeira foi em 2004.

Mikhail Chudakov, foi convidado a visitar o País para conhecer o Programa Nuclear Brasileiro e a central nuclear de Angra. Ele defende a importância da energia nuclear na transição energética para uma economia de baixo carbono, em linha com o pensamento do novo Diretor-Geral da AIEA, o Embaixador Rafael Grossi (Argentina).

A posição da AIEA coincide com a da Agência Internacional de Energia (AIE), que aponta para a importância da energia nuclear como energia limpa e firme, capaz de mitigar o efeito da intermitência das energias renováveis, em particular as energias eólica e solar.

A posição das Agências em relação à energia nuclear e seu papel no futuro coincide também com a do Governo Brasileiro. O próximo Plano Nacional de Energia (PNE 2050) deverá recomendar a construção de seis a oito novos reatores nucleares, além da conclusão das obras de Angra 3.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com