Voltar

Ministério de Minas e Energia, 60 anos trabalhando para o Brasil

O Ministério

Ministério de Minas e Energia, 60 anos trabalhando para o Brasil

publicado: 22/07/2020 08:37,
última modificação: 29/07/2020 10:58
Crédito: MME

O Ministério de Minas e Energia (MME) completa hoje, 22/7, 60 anos. Criado com o encargo de “estudar e despachar todos os assuntos relativos à produção mineral e energia”, o MME tornou-se, neste período de tempo, uma instituição com papel relevante no desenvolvimento econômico brasileiro, estimulando inovação, tecnologia e sustentabilidade.

A sólida estrutura funcional e regulatória, construída ao longo dos 60 anos do Ministério se mostra fundamental neste momento em que o Brasil mais precisa para suportar a maior crise sanitária da história e garantir a todos os brasileiros, energia elétrica, combustíveis e matérias primas minerais essenciais a todos os setores da economia.

“Desenvolvemos uma mineração dinâmica, pujante e cada vez mais sustentável. Balizamos uma travessia para propiciar energia acessível a todos: diversificada, limpa e a preços justos. O presente, construído com abnegação, tenacidade, resiliência e comprometimento, projetam um futuro próspero para todos os brasileiros”, declarou o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Ontem como hoje, o MME está presente em quase tudo na rotina dos brasileiros.

A mineração marca presença na construção civil, em sistemas eletrônicos, transportes e nas matérias-primas de áreas essenciais como a indústria química e farmacêutica. Investe em inovações tecnológicas sustentáveis, busca a transformação mineral para agregar valor aos seus produtos e expandir seu mercado, gerando mais empregos e recursos para o País.

O setor de petróleo e gás natural e combustível experimentou um impulso extraordinário no período. Com pesquisas e tecnologias brasileiras, foram descobertas grandes áreas de exploração de petróleo e gás natural que levaram o Brasil onde ninguém havia chegado. O País se tornou o oitavo maior produtor e o sétimo exportador de petróleo do mundo. O etanol e o biodiesel, feitos a partir de fontes renováveis e menos poluentes, mostraram a força da pesquisa e da criatividade dos brasileiros.

O Ministério de Minas e Energia pavimentou a diversificação da matriz elétrica brasileira e investiu em energias renováveis, geradas a partir de fontes limpas como a hídrica, a eólica, a solar e a biomassa, que o Brasil tem em abundância. Assim, construiu uma das matrizes mais renováveis do mundo. São 83% de energia limpa contra 27% da média mundial.

Hoje, o Ministério de Minas e Energia comanda setores que geram milhões de empregos diretos e indiretos e que são fundamentais para a economia brasileira. Há muito para comemorar do que foi realizado até aqui. O MME vai continuar a elaborar políticas nacionais de relevância para todos os brasileiros, transformando recursos naturais em prosperidade e bem-estar social para o País.

Assista abaixo ao vídeo comemorativo dos 60 anos do Ministério de Minas e Energia:

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com