Voltar

“A cooperação internacional é fundamental para a recuperação”, diz Ministro Bento Albuquerque em evento da Agência Internacional de Energia

O Ministério

“A cooperação internacional é fundamental para a recuperação”, diz Ministro Bento Albuquerque em evento da Agência Internacional de Energia

publicado: 09/07/2020 11:11,
última modificação: 20/07/2020 17:31
Crédito: Bruno Spada/MME

“Podemos desempenhar um papel importante ajudando os países a lidar com o impacto de curto prazo da pandemia sobre o setor de bioenergia e aproveitar a oportunidade para reconstruir melhor, reduzindo emissões por meio de políticas inteligentes e mecanismos de mercado”, disse o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, durante participação na Cúpula sobre Transições para Energia Limpa da Agência Internacional de Energia (IEA), na manhã desta quinta-feira (9/7).

Em seu discurso, Albuquerque afirmou que a cooperação internacional é fundamental para a recuperação e que o Brasil, em particular, quer desenvolver parcerias no setor de hidrogênio de baixo carbono.

O Ministro também destacou as medidas necessárias tomadas pelo Brasil de enfrentamento à Covid-19 para garantir alívio financeiro e econômico de emergência para impedir uma crise ainda mais profunda. Citou o apoio aos consumidores de baixa renda de até 220 KWh e o empréstimo às distribuidoras no valor de até US$ 5 bilhões.

Sobre os planos decenal e de trinta anos de energia, o Ministro disse que os documentos estão sendo adaptados aos efeitos da pandemia. Além disso, falou sobre a elaboração de planos para a modernização dos ativos de transmissão e que, segundo ele, deverão atrair investimentos significativos nos próximos anos.

“Desenhamos novos arcabouços legais e regulatórios para a Modernização do Setor de Energia e o Novo Mercado de Gás, com a excelente cooperação da Agência Internacional de Energia, no âmbito do programa de Transições para Energia Limpa”, afirmou.

O Ministro salientou que está sendo finalizado um modelo de negócios para ser apresentado a potenciais parceiros para a construção de novas usinas nucleares previstas para os próximos anos.

O encerramento contou com o reconhecimento da liderança da AIE no chamamento global em favor de uma recuperação sustentável que ofereça soluções concretas para impulsionar a economia, gerar empregos e posicionar as emissões em declínio estrutural.

“Por fim, saudamos o importante papel da Agência Internacional de Energia como líder nos esforços mundiais de transição energética, com um enfoque que engloba todos os combustíveis e todas as tecnologias. Obrigado!”, finalizou.

 

Participação do Ministro Bento Albuquerque acontece a partir dos 50 minutos

Discurso do Ministro

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com