Biodiesel

 

O Portal do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel objetiva divulgar as informações referentes ao Programa, promover de forma mais ágil a articulação e comunicação entre os agentes envolvidos, assim como servir de instrumento para o desenvolvimento das ações.

 

Sobre o Biodiesel

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. Estimulados por um catalisador, eles reagem quimicamente com álcool. Existem diferentes espécies de oleaginosas no Brasil que podem ser usadas para produzir o biodiesel. Entre elas estão a mamona, dendê, canola, girassol, amendoim, soja e algodão. Matérias-primas de origem animal, como o sebo bovino e gordura suína, também podem ser utilizadas na fabricação do biodiesel.

Esse biocombustível substitui total ou parcialmente o diesel de petróleo, em motores de caminhões, tratores, camionetas, automóveis e também motores de máquinas que geram energia.

Acompanhando o movimento mundial, o Brasil dirigiu sua atenção no final da década de 1990 aos projetos destinados à pesquisa do biodiesel. No entanto, foi a partir do lançamento do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em dezembro de 2004, pelo Governo Federal, que o biodiesel avançou significativamente, tornando-se um valioso instrumento de geração de riqueza e inclusão social.

 

Iniciativas Regionais e Estaduais

Amazonas

Representantes do Programa no Estado
Mária do Rosário Lobato Rodrigues     
E-mail: mrosario@sect.am.gov.br
Telefones: (92) 3642 3967 / 1814     
      
 
Marly Guimarães Fernandes Costa     
E-mail: marly@sect.am.gov.br
Telefones: (92) 3642 3967 / 1814