A Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel

 

 

Objetivos

A Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB – sigla não oficial), tem como objetivos principais:

  • A consolidação de um sistema gerencial de articulação dos diversos atores envolvidos na pesquisa, no desenvolvimento e na produção de biodiesel, permitindo assim a convergência de esforços e otimização de investimentos públicos;
  • A identificação e eliminação de gargalos tecnológicos que venham a surgir durante a evolução do PNPB, o que será feito por meio de constante pesquisa e desenvolvimento tecnológico realizados no âmbito de parcerias entre instituições de P&D e o setor produtivo.

Ações em Desenvolvimento

A formação da RBTB constitui-se em uma das ações do módulo de Desenvolvimento Tecnológico, coordenado pelo MCT, no âmbito do PNPB. No decorrer de 2003 e 2004 , foram elaborados projetos em parceria com 22 Estados, os quais firmaram entre si um Acordo de Cooperação. Este trabalho permitiu o mapeamento da competência instalada no país, servindo como base para a estruturação e implantação da Rede.
A execução dos projetos e demais atividades no âmbito da Rede contam com R$ 12 milhões dos Fundos Setoriais de C&T alocados em 2003 e 2004. Ressalta-se ainda que todos os Estados entraram com contrapartida. Os projetos são elaborados e executados com acompanhamento e supervisão do MCT, evitando-se repetição de esforços, promovendo-se parcerias, adequando-se a realidade e vocações estaduais ao Programa Nacional e controlando-se a aplicação de recursos, no sentido de otimizá-la. Os temas em desenvolvimento estão divididos em:

  • Agricultura: neste tema as ações são planejadas e executadas em conjunto com a Embrapa, sendo consideradas as seguintes linhas: zoneamento pedoclimático; variedades vegetais e oleaginosas; economia e modelagem de sistemas; processamento e transformação.
  • Armazenamento: estudos dos critérios e formas de armazenamento do biodiesel e das misturas (biodiesel & diesel), assim como o deselvovimento de aditivos, visando ao alcance das condições ideais de condicionamento do produto .
  • Caracterização e Controle de Qualidade: este tema contempla a caracterização do óleo in natura, do combustível e suas misturas (biodiesel & diesel), oriundo de diversas matérias-primas, assim como o desenvolvimento de metodologias para análise e controle de qualidade, visando maior praticidade e economicidade.
  • Co-produtos: estudos quanto ao destino e uso dos co-produtos (glicerina, torta, farelo etc.) para que seja garantida a agregação de valor e criadas outras fontes de renda para os produtores de biodiesel.
  • Produção: desenvolvimento (otimização) de tecnologia para produção de biodiesel em laboratório e em escalas adequadas às produções locais de óleo, de forma a garantir qualidade e economicidade das plantas.

Vale ressaltar que todos os temas contemplam a estruturação de laboratórios e formação de recursos humanos, relevantes para atendimento às demandas do mercado de biodiesel – quanto ao suporte técnico à produção, controle de qualidade do combustível produzido e mão-de-obra especializada – cuja produção deverá ocorrer em plantas instaladas de forma dispersa no território nacional.

Em documentos é possível obter maiores informações sobre as reuniões temáticas que ocorrem no decorrer de 2005.