Grupos Internacionais de Estudos de Metais Não-Ferrosos

 

 

O Brasil, com a aprovação do Congresso Nacional em 2006, tornou-se membro do Grupo Internacional de Estudos do Níquel (GIEN) e em 2008 tornou-se membro do Grupo Internacional de Estudos do Chumbo e Zinco (GIECZ). A SGM vem envidando esforços para que o País, também, participe do Grupo InternacionaL de Estudos do Cobre (GIEC), que após ter sido aprovado pelas Comissões de Minas e Energia, de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, está sento tramitado em regime de urgência para análise do Plenário.

A participação do Brasil nesses grupos de estudos, os quais foram criados pelas Nações Unidas, é importante sob o ponto de vista das relações intergovernamentais, assim como para atender aos interesses do Setor Brasileiro de Metais Não-Ferrosos. Eles têm por objetivos principais oferecer esforços para as consultas intergovernamentais regulares sobre o comércio desses bens minerais; realizar estudos sobre a situação mundial; propor soluções para os problemas ou as dificuldades enfrentadas pelos países membros.

No que tange à indústria nacional, as reuniões dos referidos grupos oferecem oportunidades para contatos comerciais, bem como para a atualização de informações sobre a tecnologia, regulamentação de mercados, questões ambientais, reciclagem, planejamento participativo para se atingir o desenvolvimento sustentável etc.

Sem dúvida alguma, são importantes fóruns internacionais de produtores e consumidores minerais, os quais são totalmente abertos para a troca de informações sobre a oferta, a demanda, o comércio internacional e os assuntos de interesse estratégico para a indústria mineral.

Desde 2002, a SGM, juntamente com representantes do meio empresarial pertinente, tem participado de todas as reuniões semestrais desses grupos internacionais como convidados e/ou observadores.

Os coordenadores nacionais desses grupos, ambos da SGM, são:

  • Carlos Nogueira da Costa Junior – Coordenador Nacional
  • Fernando Antonio Freitas Lins – Coordenador Nacional Adjunto