Unasul

 

 

 

A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) é uma organização intergovernamental formada por doze países da América do Sul. O tratado constitutivo da organização foi aprovado durante Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Brasília, em 23 de maio de 2008. Dez países já depositaram seus instrumentos de ratificação (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela), completando o número mínimo de ratificações necessárias para a entrada em vigor do Tratado no dia 11 de março de 2011.

Criada inicialmente com o nome de Comunidade Sul–Americana de Nações (CASA) durante a 3ª Reunião de Presidentes da América do Sul, em 8 de dezembro de 2004, na cidade de Cusco (Peru), a União visa criar a paz e a segurança, eliminar a desigualdade socioeconômica, alcançar a inclusão social e a participação cidadã, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias no marco do fortalecimento da soberania e independência dos Estados.
Durante a 1ª Cúpula Energética Sul- Americana, em 16 de abril de 2007, o grupo passou a se chamar União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) e foi criado o Conselho Energético da América do Sul.
O Conselho Energético instituiu Grupo de Especialistas em Energia, com a atribuição de formular: a Estratégia Energética Sul-Americana; Plano de Ação para a Integração Energética; e a Estrutura do Tratado Energético. Tais documentos foram produzidos ao longo de onze reuniões do Grupo de Especialistas em Energia e aprovados pelo Conselho Energético em 2008.
 

Arquivos relacionados: