Plano de Gestão Logística Sustentável

 
A partir da adesão do Ministério de Minas e Energia no Projeto Esplanada Sustentável, em 2012, foram desenvolvidas diversas ações com enfoque na sustentabilidade. Exemplo disso foi a redução no consumo de água, energia elétrica e papel. Também foi feita uma campanha entre os servidores para a utilização de copos de vidros e xícaras, reduzindo pela metade o consumo dos plásticos. São medidas que visam dar efetividade às ações de eficiência do gasto público e sustentabilidade ambiental, econômica e social.
 
Com o objetivo de dar mais efetividade a essas ações, o Governo Federal elaborou, por meio da Comissão Gestora do MME – CPLS, o Plano de Gestão de Logística Sustentável do MME – PLS, conforme disposto na Instrução Normativa no 10, de 12 de novembro de 2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
 
O PLS é uma ferramenta de planejamento que permitirá estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos e dos processos administrativos. Encontra-se estruturado em projetos, iniciativas e metas, de curto e médio prazos, a serem implementadas até dezembro de 2014. O objetivo desse plano é definir, organizar, aprimorar e consolidar as ações de sustentabilidade já desenvolvidas pelo MME.
 
Este Plano teve sua aprovação submetida ao Secretário-Executivo deste órgão, conforme disposto no art. 4o da referida Instrução Normativa.
 
O acompanhamento deverá ser anual e, para tanto, ao final de cada exercício será elaborado relatório de acompanhamento, a ser igualmente disponibilizado no sítio do MME e encaminhado eletronicamente à Secretaria-Executiva da Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP.
 
Espera-se que este Plano se torne uma agenda estruturante para uma atuação mais sustentável deste Ministério, com possibilidade de contribuir para o marco referencial para as diversas instâncias do Governo.
 
Confira as ações de sustentabilidade já desenvolvidas pelo MME:
 
  • Coleta Seletiva Solidária: Lançamento da campanha "Lixo eletrônico, vamos reciclar!" no dia do servidor, Promoção de cursos de Educação Ambiental – Construindo novos Valores de Cidadania e Sustentabilidade;
  • Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho: Continuação do Cinema Cultural às sextas-feiras; campanha de vacinação contra a gripe; realização dos Exames Periódicos; promoção dos eventos comemorativos permanentes (dia das mães, dos pais, da secretária e do servidor); manutenção do restaurante para servidores e visitantes; manutenção da ginástica laboral e da massagem expressa destinadas aos servidores; manutenção do programa nutricional – Vigilantes do Peso; assistência continuada ao Grupo Antitabagismo em parceria com o MS, assistência continuada ao Programa de Assistência ao Servidor – PAS e assistência continuada ao Programa Des-Cobrindo-Ser;
  • Energia Elétrica: Realização de campanhas de sensibilização e conscientização com vistas à introdução de uma cultura de utilização racional dos recursos energéticos; dimerização do sistema de iluminação do edifício.
  • Água e Esgoto: eliminação de vazamentos e prioridade ao uso de produtos de limpeza biodegradáveis;
  • Material de Consumo: Redução de compras de copos plásticos no contrato de copeiragem; Aquisição de lixeiras ecológicas nos halls principais dos andares e área externa; Aquisição de geladeiras para copas com menor impacto ambiental com selo de consumo A, Gás refrigerante ecológico e livre de CFC; Introdução de copos de vidros, xícaras de porcelana para uso de todos os servidores e colaboradores; Compra de material de expediente sustentáveis como canetas, porta utensílio, caixa arquivo em papelão.

Arquivos relacionados: