Voltar

Bento Albuquerque participa de mesa redonda sobre energia no Brasil em evento do Foro Econômico Mundial

O Ministério

Bento Albuquerque participa de mesa redonda sobre energia no Brasil em evento do Foro Econômico Mundial

publicado: 15/12/2020 13:36,
última modificação: 15/12/2020 13:54
Crédito: Bruno Spada/MME

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou nesta terça-feira, (15/12), de mesa redonda sobre energia no Brasil (Brazil Energy Roundtable). O evento, co-organizado pelo Foro Econômico Mundial (WEF) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com o apoio do Ministério de Minas e Energia, contou com a participação de lideranças do setor público e privado, entre os quais os presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Petrobrás e da Eletrobrás, e permitiu discussão de alto nível sobre as oportunidades e desafios para o setor de energia brasileiro, no contexto da recuperação econômica pós-pandemia.

Com base na metodologia adotada pelo índice de transição energética desenvolvido pelo WEF, foram debatidas políticas e iniciativas capazes de impulsionar o crescimento e acelerar a transição energética para um futuro de baixo carbono. Em sua intervenção na abertura do evento, o Ministro Bento Albuquerque repassou as medidas tomadas pelo governo brasileiro para aumentar a resiliência do sistema energético brasileiro e fazer frente à queda da demanda por combustíveis e à redução da demanda de energia elétrica, o que tem permitido recuperação consistente nos meses recentes.

A mesa redonda serviu, ademais, para difundir junto a operadores privados a pauta de desregulamentação e abertura gradual e equilibrada do mercado brasileiro de energia, com base nos princípios de segurança jurídica, previsibilidade regulatória e melhor alocação de recursos. Segundo Bento Albuquerque, o governo brasileiro permanece “particularmente comprometido com a política de modernização do setor elétrico e com o estabelecimento do novo mercado de gás no País”, com vistas a favorecer a concorrência, ampliar os investimentos nacionais e estrangeiros, reduzir os preços da energia ao consumidor e promover a integração entre os setores de gás e elétrico.

Desde que foi criado, em 1971, o Foro Econômico Mundial, responsável pelo prestigioso encontro anual de Davos, tornou-se referência para a discussão, envolvendo lideranças mundiais dos setores público e privado, das principais questões que afetam a economia internacional. O Ministério de Minas e Energia tem mantido colaboração constante e profícua com o WEF.     

Acesse o discurso do Ministro no evento

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com