Voltar

MME cria Comitê Técnico de Segurança de Barragens de Rejeitos de Mineração

O Ministério

MME cria Comitê Técnico de Segurança de Barragens de Rejeitos de Mineração

O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio de sua Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), instituiu Comitê Técnico de Segurança de Barragens de Rejeitos de Mineração (CTBMin), para supervisionar as ações relativas à estabilidade e segurança de barragens de rejeitos de mineração e para certificar que os empreendimentos estejam de acordo com a Política de Nacional de Segurança de Barragens – PNSB (Lei n° 12.334/2010). O Comitê tem caráter permanente e foi institu...

publicado: 29/08/2019 17:27,
última modificação: 29/08/2019 17:33

O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio de sua Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), instituiu Comitê Técnico de Segurança de Barragens de Rejeitos de Mineração (CTBMin), para supervisionar as ações relativas à estabilidade e segurança de barragens de rejeitos de mineração e para certificar que os empreendimentos estejam de acordo com a Política de Nacional de Segurança de Barragens – PNSB (Lei n° 12.334/2010). O Comitê tem caráter permanente e foi instituído por meio da Portaria n° 138, publicada no Diário Oficial da União de ontem, 28.

Segundo a Portaria, o Comitê será responsável por propor ações a serem conduzidas de forma conjunta entre as unidades e os órgãos vinculados ao MME, bem como de outros órgãos no âmbito da Administração Pública Federal, de forma a conferir maior confiança e agilidade na gestão da segurança de barragens de rejeitos da mineração, atuando de forma a estimular o aumento dos níveis de estabilidade e segurança.

As atribuições do Comitê estão relacionadas ao acompanhamento de decisões e ações judiciais que tenham por objeto questões relacionadas à segurança de barragens. Ainda, auxiliar no Programa de Vistorias de Barragens de Mineração da Agência Nacional de Mineração (ANM), e também acompanhar a evolução dos indicadores de segurança expressos pelos critérios de Categoria de Risco (CRI) e Dano Potencial Associado (DPA), para propor sugestões para o cumprimento das ações.

O Comitê será composto por representantes de órgãos e entidades públicas e da sociedade civil, mas a participação não será remunerada e não criará qualquer vínculo ou direitos com a Administração Pública. O grupo se reunirá trimestralmente, ou por convocação de seu presidente, quando necessário. O CTBMin será integrado por representantes da SGM, que o presidirá, da ANM e da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais (CPRM). Também serão convidados a participar o Centro de Tecnologia Mineral- ETEM/MCTIC, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, a CONFEA/CREAs, a Academia Brasileira de Ciências e o Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM. Outros órgãos e entidades públicas e privadas que manifestarem interesse poderão vir a ser convidados a participar das reuniões.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br/
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com