Voltar

Aprimoramento de propostas e novas ideias marcam o 1º dia do Workshop Internacional de Modernização do Setor Elétrico

O Ministério

Aprimoramento de propostas e novas ideias marcam o 1º dia do Workshop Internacional de Modernização do Setor Elétrico

Em continuidade ao compromisso de manter diálogo aberto com o setor e a sociedade, o Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque abriu hoje, 4, o primeiro dia do Workshop Internacional de Modernização do Setor Elétrico. Esse é o sexto evento público para aprimorar propostas da iniciativa e prospectar novas ideias...

publicado: 04/09/2019 19:27,
última modificação: 04/09/2019 19:29
Crédito: Bruno Spada/MME

Em continuidade ao compromisso de manter diálogo aberto com o setor e a sociedade, o Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque abriu hoje, 4, o primeiro dia do Workshop Internacional de Modernização do Setor Elétrico. Esse é o sexto evento público para aprimorar propostas da iniciativa e prospectar novas ideias.

O evento contou com a participação de aproximadamente 230 pessoas, dentre elas, especialistas de outros países. Para o Ministro, essa interlocução é uma oportunidade para conhecer boas práticas de liberalização dos mercados elétricos.

“Temos a plena consciência que devemos buscar as nossas próprias soluções, para equacionar os muitos desafios que nos afligem, em face das características da nossa matriz energética e das peculiaridades do nosso território”, destacou.

No encerramento do discurso, o Ministro disse “continuaremos os esforços para que as medidas necessárias e estruturantes sejam realizadas no menor tempo possível, transformando o ambiente econômico e oferecendo oportunidades para investimentos de longo prazo”.

A programação do workshop é composta por três temas principais: mecanismos de adequação de expansão; mecanismos de formação de preços e regulação de abuso de mercado.

A mesa de abertura foi composta pela Secretária-Executiva do MME, Marisete Pereira, pelo Secretário de Energia Elétrica do MME, Ricardo Cyrino, pelo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Reive Barros, pelo Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone, pelo Presidente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Rui Altieri, pelo Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata e pelo Diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Erik Rego.

O evento é promovido pelo MME em parceria com a Agência Internacional de Energia (AIE), o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, Deutsche Gesellschaft for Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e a Embaixada dos Estados Unidos da América.

O evento é transmitido via internet e pode ser acessado aqui.

Veja as fotos do evento

O workshop terá continuidade amanhã, 5/9. Na primeira parte do dia, os temas tratados serão: integração do mercado da União Europeia, acoplamento de mercado e formação de preços; formação de preços no sistema Nórdico – um sistema altamente hídrico; desenho de mercados de eletricidade: formação de preços.

Na segunda parte, os assuntos serão: regulação de abuso de mercado no Canadá; exemplos internacionais de regulação de abuso de mercado; criando os incentivos corretos com instrumentos regulatórios.

Acesse outras informações sobre o evento aqui

Saiba mais sobre o GT de Modernização do Setor Elétrico

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br/
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia


Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com